Briefing: o que é e qual a sua importância no design

Mapa da mina, bússola, peça chave. Todos esses adjetivos são adequados para descrever a importância de um briefing. Mas o que é briefing então?

Briefing é uma palavra de origem inglesa que significa “instruções”.

É um termo muito utilizado na publicidade, no marketing e no design gráfico.

Basicamente ele é: um documento desenvolvido pelo designer e respondido pelo cliente, que contém todas as informações relevantes ao projeto. Ele é usado como guia na hora da criação.

Um bom briefing deve conter:

-Informações sobre a empresa e seus  produtos ou serviços

-Objetivos e metas do projeto

– Cronograma e prazos

-Orçamentos e custos

-Informações técnicas

-Público alvo da empresa

-Entre outros

briefing-design

Qual a importância do briefing no design?

O briefing é a peça chave para se desenvolver um trabalho com sucesso. Seja ele feito através de uma conversa ou de um formulário.

É através dele que o cliente expõe suas necessidades e os objetivos que pretende atingir com o projeto. Além disso, ele serve como guia e objeto de consulta para o designer desenvolver um projeto de qualidade que atenda as expectativas do cliente.

Esse documento funciona também como um contrato ou acordo entre as duas partes – cliente e designer.

O briefing é um instrumento muito valioso e não deve ser desvalorizado. Se ele for mal feito, vago ou impreciso pode comprometer todo um projeto

Por isso deve ser dada a devida atenção a ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *