O que é design gráfico? O que faz um designer?

Design é uma palavra de origem inglesa que possui diversos significados, mas dentre eles se destacam: “projeto” e “desenho”.

Quando pensamos em design nos vem à cabeça coisas como: cores, formas, imagens, textos, ilustrações… (E realmente o design lida com tudo isso).

Mas de maneira sintética podemos definir o design como: projetar, planejar e executar algo, com a finalidade básica de criar uma solução.

O design, abrange várias áreas, dentre elas:

  1. Design de produto
  2. Design Gráfico
  3. Design de interiores
  4. Design de moda
  5. Design de Games

O Design gráfico é então, uma área do design que busca comunicar visualmente, ou seja, ele lida com projetos visuais que tem como objetivos básicos informar e comunicar.

O design gráfico está bastante presente em nossas vidas diariamente, é só olharmos ao redor e veremos: logotipos, embalagens, revistas, sites, anúncios, camisetas, placas, outdoors… Enfim as aplicações do design gráfico são inúmeras.

design-gráfico

Design x Designer

É comum confundir o termo “design” com “designer”. Para não ter mais erro:

  • Design é a atividade
  • Designer é o profissional

O que faz um designer gráfico?

O designer gráfico cria soluções de design que resolvem diversos problemas da comunicação. Ele usa conhecimentos de: tipografia, cores, diagramação, ilustração, programação entre outros para comunicar uma mensagem e atingir um objetivo de comunicação.

Ele pode ser um profissional formado ou autodidata, ou seja, nem sempre é preciso ter cursado uma faculdade para exercer a profissão. Se o profissional for bom e tiver um bom portfólio o diploma será apenas um diferencial.

O designer gráfico pode ser especialista, ou seja, especializar apenas em uma área (como apenas o web design), ou ele pode ser generalista, sabendo atuar em diversas áreas (branding, web design, ilustração, etc)

São diversas as áreas em que um designer gráfico pode atuar, se destacam:

  • Produção Gráfica (cartão de visitas, folhetos, revistas, embalagens, papelaria, catálogos, folders etc)
  • Design digital (perfis e banners para redes sociais, artes para sites e blogs, layouts)
  • Criação de logotipo
  • Criação de identidade visual
  • Ilustração
  • Web design (criação de sites, blogs, lojas virtuais)
  • Animação

O designer gráfico é o profissional responsável por nos tornar mais próximos do mundo do design e nos oferecer soluções simples e criativas para diversos problemas de comunicação do nosso cotidiano ou da nossa empresa.

Valorize esse profissional.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *