Por quê logotipos devem ser feitos em vetor? Bitmap x Vetor

No ambiente digital existem dois tipos de imagens digitais: o bitmap e o vetor. Ambas são muito usadas , mas cada uma com um propósito diferente.

Qual a diferença entre Bitmap e Vetor?

Bitmap ou “mapa de bits” é um tipo de imagem que utiliza vários micro pontos, chamados pixels, para se formar uma imagem. Ela é muito difundida no meio digital, principalmente em fotos.

O bitmap é capaz de reproduzir fotos com fidelidade porém tem resolução limitada, ou seja, ao se expandir muito a imagem, os pixels contidos nelas vão “estourar”.

Já o vetor ou imagem vetorial é um tipo de imagem formada por pontos vetoriais, semelhantes aos vetores da física. A união de diversos desses pontos formam o desenho digital.

A principal vantagem do vetor é que ele tem escalabilidade infinita, ou seja, pode ser ampliado sem perder a qualidade.

Veja abaixo a comparação:

Por que fazer meu logo em vetor?

Quando um cliente solicita um logotipo, geralmente ele deseja usá-lo em diversas aplicações, seja em um cartão e visitas, em um website, em um uniforme ou até mesmo em um outdoor.

Para o logo se comportar bem em todas essas aplicações, ou seja, não perder sua qualidade, é necessário que ele seja criado em vetor, pois assim ele poderá ser redimensionado quantas vezes for necessário para se adaptar em cada uma dessas mídias.

Os programas mais usados pelos designers na hora de criar vetores e logotipos são o Illustrator e o Corel Draw. Existe também o Inkscape que é um software gratuito de vetorização, que pode ser baixado pela internet.

Os melhores formatos para se criar um logo são: .ai, .cdr, .eps, .svg, .pdf.

Formatos como bmp, .jpg, .jpeg, .png, .gif não são aconselhados para criar um logo.

Concluímos então que quando falamos de logo, vetor sempre é a melhor pedida, seja você que está criando seu próprio logo ou solicitando um designer para fazê-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *